Notícias animadoras para o setor de transporte de cargas: a oferta de fretes no Brasil cresceu 85% no terceiro semestre, apesar do momento ser desfavorável para o cenário econômico.
O estudo revela ainda que os setores que mais aumentaram sua oferta de fretes no período foram construção (116%), agronegócio (84%) e industrializados (79%).
Oferta de fretes por segmento e produto
Construção foi o setor com maior crescimento (116%), na comparação entre os terceiros trimestres de 2020 e 2019, com destaque para o transporte de cimento, que cresceu os mesmos 116%. O segmento registrou aumento de mais de 100% nas ofertas de frete nas regiões Sul e Sudeste nesse mesmo período.
No segmento de agronegócio, o estudo mostra que houve um aumento de 84% na oferta de fretes, sendo que, do segundo para o terceiro trimestre deste ano, esse crescimento chegou a 171% na região Sudeste.
Principais estados por origem do frete
No top 10 de estados com maior oferta de fretes, São Paulo lidera com 25% de participação, impulsionado pelo transporte de máquinas e equipamentos, fertilizantes e alimentos, que cresceram 85%. Em seguida, aparece Minas Gerais (15%), com destaque para o transporte de cimento, siderúrgicos e alimentos. Somados, esses itens registraram crescimento de mais de 99% na região na comparação entre o segundo e terceiro trimestre deste ano.
Fonte: Mundo Logística.