Para entender como funciona o processo de transporte de cargas, é necessário entender o objetivo principal de uma gestão logística de distribuição. Consiste basicamente em oferecer a quantidade certa de mercadorias em um momento e local específicos. Dessa forma, o papel do fornecedor é criar soluções que possam otimizar esses processos para que as operações funcionem com eficiência e rentabilidade.
Por isso, quando uma empresa precisa transportar mercadorias do ponto A ao ponto B, geralmente procura uma empresa que cuida de sua logística de transporte. Além de garantir que todos os padrões de proteção e qualidade sejam atendidos e que a mercadoria seja remetida com segurança e pontualidade. Mas afinal, como funciona esse processo complexo? Fique atento nas etapas a baixo:
Fases do transporte de mercadorias
1- Administração do transporte
O primeiro passo consiste numa análise cuidada das necessidades do cliente de forma a determinar o tipo de transporte ideal tendo em conta as exigências de tempo, recursos económicos e tipo de mercadoria. Esta análise será realizada por uma equipa de profissionais com experiência em logística, capazes de desenvolver a solução mais económica, eficiente e otimizada possível para o seu transporte.
2- Conferencia de carga
Após análise preliminar é hora de inspecionar as mercadorias por quantidade e tipo. Esta é a última etapa dentro do centro de distribuição, onde a equipe responsável pela liberação da mercadoria verificará se todos os itens estão em ordem e registrará as informações sobre ela antes do embarque. Este processo é necessário para garantir que o produto seja liberado corretamente e para proteger o cliente de qualquer dano.
3- Verificação de transferência
Uma vez liberada a carga inicia-se o processo de transporte, seguindo a rota pré-definida durante a fase de análise. Diversos fatores são levados em consideração para garantir o controle de qualidade do transporte, como por exemplo a embalagem e o carregamento das mercadorias no veículo de forma segura, a climatização para manter a qualidade do produto, o cuidado para seguir a rota sem atrasos e a constante supervisão de controle da carga.
4- Entrega da carga e análise de indicadores
E essa é a última etapa desse processo. Quando a mercadoria chega ao destilo desejado, uma nova vistoria é feita, confirmando se a mercadoria chegou em ótimo estado e se está tudo em ordem. Quando a análise foi feita a mercadoria é entregue.
E aí, gostou de conhecer como esse processo funciona? A Rapal está pronta para atender você e levar a sua mercadoria para o lugar desejado.